Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Noticias 2017 Outubro Seplag divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças
09/10/2017 - 08h28m

Seplag divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças

Levantamento analisou variação de preços de brinquedos, vestuários e calçados

Seplag divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças

Dia das Crianças é a quarta data mais importante do ano para o comércio

Texto de Minne Santos

Com o intuito de auxiliar os consumidores que desejam presentear as crianças no próximo dia 12 de outubro - Dia das Crianças -, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou uma pesquisa que analisa os preços dos produtos mais procurados na data comemorativa.

O levantamento, realizado em comparação aos mesmos produtos e preços do ano anterior, analisou, entre os dias 22 e 27 de setembro, as variações nos grupos de brinquedos, vestuários e calçados.

“O Dia das Crianças é a quarta data mais importante do ano para o comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Neste ano, estamos esperando um aumento no volume de vendas, uma vez que a economia já exibe sinais de recuperação”, explica o supervisor de Pesquisas da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da pasta, Gilvan Sinésio.

De acordo com ele, em 2017, a pesquisa apontou um aumento de 34,39% no preço dos carrinhos, que geralmente costuma apresentar variações em função da grande procura para a data.

“Além deles, os videogames, que vêm ganhando a preferência da criançada e atendem a todos os gêneros, também apresentaram uma variação superior, com alta de 13,65%. As únicas deflações presentes neste grupo foram as bolas, com -11,65%, e o skate, com -2,55%”, afirma Sinésio.

Outras opções

Quem vai optar por presentar os pequenos com roupas, no entanto, pode ficar mais tranquilo. É quem em relação ao ano passado, o grupo de vestuário apresentou uma queda na maioria de seus itens, principalmente nos conjuntos femininos (-8,65%), na calça feminina (-5,84%) e nas saias (-4,01%). Segundo o pesquisador, optar por produtos do grupo de calçados também pode ser uma boa pedida.

“A indústria de calçados sofreu um impacto positivo provocado pelo aumento de vendas do mercado interno e, consequentemente, os preços baixaram. A sandália masculina (-13,37%), a feminina (-9,29%) e o sapato feminino (-4,53%) foram alguns dos destaques do grupo. O interessante é pesquisar o máximo possível para conseguir o produto desejado pela criançada num preço que seja justo ao bolso dos pais”, explica o supervisor de Pesquisas da Seplag.

Para acessar o levantamento completo basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações.

Ações do documento