Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Noticias 2017 Novembro Portal Alagoas em Dados é referência em consulta de informações socioeconômicas
06/11/2017 - 09h26m

Portal Alagoas em Dados é referência em consulta de informações socioeconômicas

Desenvolvida pela Secretaria do Planejamento e Gestão, plataforma é reconhecida pelo volume de dados do Estado disponíveis para consulta

Portal Alagoas em Dados é referência em consulta de informações socioeconômicas

Alagoas em Dados disponibiliza diversas informações como todas as pesquisas do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o Produto Interno Bruto (PIB), a localização de órgãos estaduais, dados do Samu, etc. (Foto: Minne Santos)

Texto de Igor Gouveia

Consultar dados socioeconômicos em uma plataforma segura e de fácil acesso. Essa, sem dúvidas, é a grande vontade de diversos pesquisadores e curiosos alagoanos que gostam da temática. O que muitos não sabem, no entanto, é que fazer isso é uma realidade em Alagoas.  Isso porque, com o intuito de disseminar tais informações, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) desenvolveu o portal Alagoas em Dados.

“O Alagoas em Dados e Informações é um portal interativo para consulta e utilização de dados e informações socioeconômicas de Alagoas. Ele foi desenvolvido para que qualquer pessoa possa, por meio de notas técnicas, conhecer um pouco mais sobre a economia e a sociedade alagoana”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.

Na plataforma, estudantes, pesquisadores e a própria população podem encontrar diversas informações como todas as pesquisas do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o Produto Interno Bruto (PIB), a localização de órgãos estaduais, dados do Samu, delegacias de polícia, escolas, além de mapas gerais do Estado.   

Atualmente, o Alagoas em Dados é considerado de referência no País justamente por ter todos os dados atualizados e por manter a transparência e a acessibilidade como itens obrigatórios.

“Ao todo, são mais de 900 publicações na plataforma, que incluem mais de 600 planos de informações geoespaciais como mapas, imagens de satélite e arquivos de geolocalização, e mais de dois mil dados estatísticos. Desde a sua criação, já foram mais de três mil informações sobre Alagoas inseridas no portal”, completa Ávila. 

O secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, avalia que o Alagoas em Dados é, sobretudo, uma ferramenta importante para o fomento da pesquisa e da transparência na administração pública. Para ele, um dos grandes diferenciais da plataforma é a política de acesso livre utilizada na plataforma.

“É necessário que o Estado fomente a produção de pesquisas dando subsídios para isso. O Alagoas em Dados é um bom exemplo neste sentido. Hoje, com a política de acesso livre, todos os conteúdos publicados no Portal podem ser utilizados pela população.  É cada vez mais claro que o Governo tem tido um compromisso com a transparência das informações públicas”, completa Fabrício Marques Santos.

 

Rompendo fronteiras 

E se engana quem pensa que o site é considerado apenas no Brasil. Desde o ano passado, o portal faz parte dos dois maiores catálogos de portais de Dados Abertos do mundo: o DataPortals.org e o CKAN Instances (ckan.org/instances).

“Do ponto de vista prático, esta catalogação coloca o Estado de Alagoas em um patamar de projetos internacionais como o catálogo de dados do Governo dos Estados Unidos-, do Governo do Reino Unido, da União Europeia , dentre muitas outras iniciativas internacionais, além do portal brasileiro dados.gov.br”, ressalta Thiago Ávila. 

 Para conhecer o Portal Alagoas em Dados e ter acesso aos dados coletados pela Seplag, acesse o site www.dados.al.gov.br. 

Ações do documento